Quais os resultados em monitorar meus concorrentes no marketplace?
22 Abr, 2020
Conheça as vantagens do monitoramento de concorrentes em um mercado altamente dinâmico como o varejo online/digital/eletrônico, a saiba como é possível se antecipar ao mercado.
Entender seus concorrentes é também entender melhor do seu próprio negócio. Ao conhecer os caminhos estratégicos que empresas concorrentes tomam, você terá vantagens frente a eles por dispor desta informação, podendo desta forma, se antecipar às atitudes deles e manter a sua marca com maior visibilidade no mercado. Neste sentido, com o crescimento do e-commerce aliado a tecnologia, inúmeros softwares surgiram com o objetivo de fornecer inteligência de mercado ao lojista através do monitoramento de seus preços e produtos.
Como exatamente o monitoramento funciona?
O monitoramento dos concorrentes online geralmente é realizado por meio de softwares projetados para coletar informações como o preço praticado e os produtos vendidos pelas empresas que atuam dentro do mesmo segmento que o seu, e que afetam diretamente o seu desempenho no marketplace, de forma a permitir que você consiga acompanhar estes dados sempre atualizados, de forma simples, rápida e prática.
Sendo assim, por meio da utilização dessas ferramentas torna-se possível ter conhecimento sobre quais dos seus produtos possuem maior concorrência e os preços praticados pelos seu concorrentes nos produtos em que eles estiverem disputando com você. Além disso, permite identificar boas estratégias de venda, analisar seus riscos e projetar com maior precisão seu retorno nas vendas online.
Varejo online é competitivo.
No varejo digital, entre grandes marketplaces, sites de e-commerce, blogs e redes sociais, a competição se mostra sempre muito acirrada. Conforme diz Norberto Torres, professor titular da FGV, existem alguns fatores que se destacam para o sucesso do varejo eletrônico, mas um dos principais é o estímulo à competição e preço.
Ter sua empresa competitiva e preços atraentes são capazes, em conjunto com outras atitudes, de fortalecer seu e-commerce e garantir seu sucesso online.
Mas como eu poderia conhecer e monitorar meus concorrentes online?
Existem diversas ferramentas no mercado que te permitem monitorar seus concorrentes. As plataformas de precificação inteligente e monitoramento de preços que te permitem trabalhar em grandes marketplaces, como por exemplo, a Netshoes para o varejo calçadista. Assim, será possível uma gestão completa de seus produtos, acompanhando o preço praticado diretamente no buy-box e sua concorrência de forma prática e objetiva.
Você terá toda informação necessária para estimular seu comercio digital, antecipar seus concorrentes e garantir a melhor gestão de seus preços.
