Quais os resultados em monitorar meus concorrentes no marketplace?

Quais os resultados em monitorar meus concorrentes no marketplace?

22 Abr, 2020

Conheça as vantagens do monitoramento de concorrentes em um mercado altamente dinâmico como o varejo online/digital/eletrônico, a saiba como é possível se antecipar ao mercado.

Entender seus concorrentes é também entender melhor do seu próprio negócio. Ao conhecer os caminhos estratégicos que empresas concorrentes tomam, você terá vantagens frente a eles por dispor desta informação, podendo desta forma, se antecipar às atitudes deles e manter a sua marca com maior visibilidade no mercado. Neste sentido, com o crescimento do e-commerce aliado a tecnologia, inúmeros softwares surgiram com o objetivo de fornecer inteligência de mercado ao lojista através do monitoramento de seus preços e produtos.

Como exatamente o monitoramento funciona?

O monitoramento dos concorrentes online geralmente é realizado por meio de softwares projetados para coletar informações como o preço praticado e os produtos vendidos pelas empresas que atuam dentro do mesmo segmento que o seu, e que afetam diretamente o seu desempenho no marketplace, de forma a permitir que você consiga acompanhar estes dados sempre atualizados, de forma simples, rápida e prática.

Sendo assim, por meio da utilização dessas ferramentas torna-se possível ter conhecimento sobre quais dos seus produtos possuem maior concorrência e os preços praticados pelos seu concorrentes nos produtos em que eles estiverem disputando com você. Além disso, permite identificar boas estratégias de venda, analisar seus riscos e projetar com maior precisão seu retorno nas vendas online.

Varejo online é competitivo.

No varejo digital, entre grandes marketplaces, sites de e-commerce, blogs e redes sociais, a competição se mostra sempre muito acirrada. Conforme diz Norberto Torres, professor titular da FGV, existem alguns fatores que se destacam para o sucesso do varejo eletrônico, mas um dos principais é o estímulo à competição e preço.

Ter sua empresa competitiva e preços atraentes são capazes, em conjunto com outras atitudes, de fortalecer seu e-commerce e garantir seu sucesso online.

Mas como eu poderia conhecer e monitorar meus concorrentes online?

Existem diversas ferramentas no mercado que te permitem monitorar seus concorrentes. As plataformas de precificação inteligente e monitoramento de preços que te permitem trabalhar em grandes marketplaces, como por exemplo, a Netshoes para o varejo calçadista. Assim, será possível uma gestão completa de seus produtos, acompanhando o preço praticado diretamente no buy-box e sua concorrência de forma prática e objetiva.

Você terá toda informação necessária para estimular seu comercio digital, antecipar seus concorrentes e garantir a melhor gestão de seus preços.

Escrito porGustavo Prade Carlos

Diretor comercial, especialista em growth hacking e SPIN selling. Apaixonado por tecnologia, e aviação, leitor e cervejeiro nas horas vagas.