Porque a curva ABC é ultrapassada para a Netshoes

Porque a curva ABC é ultrapassada para a Netshoes

11 Dez, 2020

A análise das suas vendas é uma ferramenta essencial para a gestão de estoque dos produtos de um lojista. O que é feito tradicionalmente é a análise de curvas ABC, técnica amplamente utilizada para lojas saberem quais dos seus produtos são mais rentáveis. Porém, existem informações ainda mais valiosas na Netshoes que a curva ABC não mostra.

A curva ABC é utilizada para aumentar a eficiência do controle do estoque, com dados de vendas é possível segmentar os produtos pelo seu volume de saída: produtos da curva A, que são os de maior importância, da curva B, que tem importância média, e da curva C, que são uma pequena fatia do seu faturamento.

Porém, essa análise geralmente é restrita para apenas a sua loja: você só sabe quais produtos você mais vende, não seria interessante ter noção de quais produtos são mais vendidos pelo mercado inteiro?

O cadastro de produtos na Netshoes é compartilhado pelo seu SKU: todos os lojistas tem de usar os SKU’s da Netshoes por obrigação, e todos compartilham do mesmo SKU para o mesmo produto.

É aqui que a análise das curvas ABC fica ultrapassada: se eu tenho as informações de venda de todos os lojistas, posso me aproveitar dela para entender as tendências de produto daquele mercado!

Como a Hooklab faz essa análise para a Netshoes?

Ao monitorar diversos SKU’s dentro da Netshoes conseguimos analisar quantas vezes o lojista que assume o buy-box se altera: se a rotatividade do lojista altera com grande frequência para um produto em específico, significa que ou os lojistas estão concorrendo por preço para aquele produto, ou que o volume de compras do produto é alto, seus estoques acabam rápido, e com isso, a rotatividade dos lojistas é alta!

A Hooklab monitora essa rotatividade dos lojistas e classifica o produto por sua competitividade: alta, média e normal.

Produtos de competitividade alta possuem uma alta rotação de lojistas: se esses produtos estão no meu portfólio, posso escolher trabalhar com preços mais altos, pois sei que a saída desses produtos é maior.

Produtos de competitividade média possuem uma rotação média de lojistas: são produtos que não tem tanta procura como os produtos de competitividade alta, uma ótima estratégia é assumir o buy-box desses produtos através de reduções de preço. Como a demanda por esses produtos é mediana, é melhor garantir que ela será direcionada para sua loja.

Produtos de competitividade normal são produtos com uma rotação normal de lojistas: provavelmente o lojista que assume o buy-box raramente muda. Geralmente são os produtos que você assume o buy-box sem muita concorrência, alterar seu preço só é necessário quando você está no risco de perder o buy-box.

E por que essa análise é importante?

A análise de mercado é relevante para complementar a análise interna que você tem dos seus produtos, e sozinha não é suficiente: a melhor estratégia é utilizar as duas e combinar seus fortes.

Saber as tendências do mercado é relevante para identificar quais produtos podem ser adicionados ao portfólio nesse marketplace.

Diferentes marketplaces vão ter segmentos específicos, como a Netshoes é focada em materiais esportivos, a não ser que seu portfólio seja restrito, suas curvas ABC internas vão divergir das tendências do mercado.

É relevante identificar quais nichos cada marketplace trabalha, e então, reavaliar sua estratégia de vendas!

Escrito porRamon Bertotto

Head de Marketing na Hooklab e Graduando em Economia.