Por que otimizar seu preço no e-commerce ou marketplace
29 Abr, 2020
Saber como precificar seu produto é fundamental para ter um melhor desempenho de vendas. Mas dentro do varejo digital é essencial possuir dados do setor em que você atua para conseguir vender melhor.
A otimização de preços requer uma abordagem analítica aprofundada de uma grande quantidade de dados para que se possa ter compreensão suficientemente boa do padrão de comportamento do cliente. Porém, com a rápida evolução tecnológica, em especial no tratamento e análise de dados, esta abordagem vem se tornando viável para todos os players do varejo.
O que significa otimização de preços?
A otimização de preços consiste em uma abordagem de análise matemática e estatística que tem como função entender como os seus clientes potenciais irão reagir a sua definição de preço, e como possíveis alterações nesta variável irão influenciar o seu desempenho de vendas. Desta maneira, a otimzação de preços torna possível determinar quais serão os preços que melhor te ajudarão a chegar em suas metas, seja esta realizar mais vendas ou obter maior lucro.
Como otimizar os meus preços?
Otimizar os seus preços pode ser uma tarefa árdua. É preciso ser paciente pois este processo pode ser um pouco lento. Entretanto é um ótimo ponto de partida para obter melhores resultados em seu e-commerce. Nos próximos tópicos iremos discutir como encontrar o preço ideal para que você otimize suas vendas.
1. Compreenda melhor seus clientes
Para definir seus preços, você precisa conhecer quem é seu cliente, saber a disposição a pagar pelos seus produtos. Existem diversas ferramentas que poderão te auxiliar neste momento, mas ninguém conhece seus clientes melhor do que você. Obtenha dados, faça pesquisas, sempre converse com seu cliente para entendê-lo melhor.
2. Análise os dados
Depois de coletar dados sobre seu cliente é preciso quantificá-los para compreendê-los, procure por padrões e organize. Assim que segmentar seus clientes será possível entender como diferentes segmentos e personalidades possuem diferentes disposição a pagar pelo seu produto. Com base dessas informações será mais fácil acertar seu plano de preço.
3. Defina os preços e monitore-os
Neste momento você define seus planos de preços, regras de promoções e descontos. Mas para garantir o funcionamento da otimização de preços é preciso que você acompanhe constantemente seus preços. Assim será possível garantir que sua oferta ainda atende as necessidades do cliente. E com a ferramenta correta poderá também observar seus concorrentes.
Sei que é praticamente impossível realizar tudo isso sozinho, são diversas tarefas que precisam ser realizadas todos os dias para garantir a satisfação do cliente e o reconhecimento de sua marca.
Conte com a Hooklab para te ajudar. Somos especialistas em monitoramento de preços para seus produtos. Observe seus concorrentes e acerte vendas dentro do marketplace Netshoes.
