Coronavírus e vendas: como se adaptar a esta crise?
14 Abr, 2020
Não importa o tamanho do seu negócio; você, assim como a maioria dos lojistas está sendo afetado pela pandemia do coronavírus. Neste momento, é importante que você consiga se adaptar para gerenciar as suas vendas da melhor forma possível.
Com a rápida proliferação do coronavírus no país, os governantes dos estados brasileiros decretaram uma série de medidas a serem tomadas para a prevenção da proliferação do vírus, a fim de preservar vidas e reduzir a curva de expansão da COVID-19. Alguns estados já se encontram há mais de 15 dias com medidas de isolamento social.
Este cenário muda completamente a forma como trabalhamos e como consumimos durante este período de quarentena. Nesse contexto, muitas empresas foram forçadas a buscar alternativas para os seus processos internos, com o objetivo de contornar os entraves decorrentes da pandemia. Muitos setores obtiveram sucesso adotando medidas como o trabalho remoto e a flexibilização de horas. Todavia, alguns setores não conseguiram se adaptar a estas mudanças, restando a dúvida: como minha equipe de vendas deve se adaptar a crise do coronavírus e as novas maneiras de trabalho?
Abrace a tecnologia
Primeiramente, é fundamental adotar ferramentas que garantam a produtividade necessária para a sua equipe. Se atente a ferramentas que possibilitem auditar as atividades que estão sendo realizadas por cada colaborador, para desta forma, promover ações para otimizar a eficiência no trabalho.
Mantenha a sua equipe focada, otimista e produtiva
A alteração de ambiente leva a mudança de comportamentos. É preciso encontrar a sua maneira de se familiarizar com os novos meios de comunicação com o consumidor e pensar diferentes abordagens de vendas, de forma a engajar o mesmo.
O consumidor tem suas prioridades alteradas rapidamente, conforme novas notícias e desafios são enfrentados diariamente. Mas como ajudar seus clientes e manter as vendas?
O foco deverá ser em servir uma experiencia agradável para o consumidor, ajudando-o a enfrentar as novas incertezas do momento. Para que o seu processo de venda seja assertivo, ele deve ser planejado levando em consideração as condições que o seu cliente pode estar passando em meio a pandemia.
E minhas vendas no marketplace?
Um ponto importante a se ter atenção quando for vender em um marketplace é o montante que este utiliza para financiar campanhas de marketing.
Para se ter ideia, somente em março, a Netshoes apresentou uma queda de 8,60% no tráfego da plataforma, atingindo um total de aproximadamente 4 milhões de visitas no mês.
Entretanto, mesmo com uma redução de tráfego considerável, a plataforma conseguiu manter um fluxo de pedidos (mesmo que reduzido), apresentando um maior engajamento dos clientes no mesmo período, com aumento de 14% na pageview per visitor. Estas campanhas de marketing devem ser aproveitadas, pois serão de muita utilidade para os lojistas que irão permanecer com as suas lojas físicas fechadas durante a quarentena.
Mesmo a redução na demanda de alguns produtos, a quarentena do coronavírus traz as vendas online para mais próximo de muitos brasileiros. Teremos uma elevação nas compras em e-commerces e marketplaces assim que os consumidores se sentirem mais seguros.
