Como os preços impactam no sucesso do seu comércio eletrônico
08, Abr 2020
Entenda qual a importância da precificação inteligente para seu crescimento em um marketplace e como você pode garantir o sucesso das suas vendas.
Para entendermos a importância do preço em um varejo online, vamos comparar a jornada do cliente de uma loja física, com a de um cliente em um e-commerce.
Em uma loja física, um cliente enfrenta vários estímulos para efetuar a compra, sendo a loja por si só projetada para ativar as intenções de compra deste consumidor. Fatores como o ambiente, o atendimento, a localização, dentre outros aspectos, são muitas vezes determinantes para fechar o negócio e é somente após o cliente ter estas excitações no processo de compra que ele buscará pelo preço.
No mundo das vendas online a atmosfera é outra. Tendo em vista que em poucos cliques o consumidor consegue transitar entre ofertas de vários lojistas, seja utilizando motores de busca como o Google, Bing, ou seja através de marketplaces, o preço se torna um dos principais parâmetros para a efetivação da compra e é detectado instantâneamente pelo comprador assim que a página do produto é aberta.
Você sabia que 9 em cada 10 compradores online rastreiam um e-commerce pelo preço do produto ofertado?
É evidente que possuir um preço competitivo irá atrair cada vez mais clientes para a sua loja. Entretanto, dada a grande quantidade de lojistas que vendem em marketplaces, o ambiente virtual se torna extremamente dinâmico, podendo ser muito dificil, ou até impossível, ter conhecimento sobre os preços praticados pelos seus concorrentes da mesma forma como era possível em um mercado físico, o que certamente é um fator limitador na hora de vender mais e ganhar notoriedade no seu marketplace.
Mas como se adaptar a este mercado? Será possível conhecer também o preço de meus produtos e dos concorrentes?
Vamos supor que seu concorrente tenha produtos com preços similares aos seus. Tendo em vista que o preço de custo dos seus produtos será igual ou muito próximo ao de seu concorrente, podemos assumir que a margem de lucro de ambos também será semelhante.
Neste sentido, se você puder conhecer os preços de venda praticados pelos seus concorrentes, poderá manter os preços de sua loja abaixo dos oferecidos por estes, ganhando assim destaque dentro do marketplace e consequentemente vendendo mais, sem precisar sacrificar o seu lucro para isso.
O monitoramento de preços neste contexto se torna uma peça fundamental para o bom desempenho de vendas de um lojista. A forma mais eficiente de realizar este monitoramento é através de softwares voltados ao monitoramento de preços. À medida que você obtém inteligência do mercado, conhecendo os seus concorrentes, a sua gestão se tornará muito mais efetiva e suas atividades de marketing terão melhor desempenho.
Além de um ganho de produtividade que torna possível criar estratégias, sabendo seu custo e margem esperada, ao obter informações do mercado, você tem oportunidade de colocar seus produtos em diferentes segmentos de clientes para obter as melhores taxas de conversão.
