Como funciona o catálogo no Mercado Livre?

Como funciona o catálogo no Mercado Livre?

21 Março, 2024

Eai! Tudo bem? Seja muito bem vindo(a)! Se você já ouviu falar em buy-box, com certeza compreenderá facilmente o conceito de catálogo. O Catálogo é, resumidamente, um buy box mais aprimorado e único do mercado livre.

Catálogo é uma junção de ofertas do mesmo produto. Quando um seller decide vender um produto no mercado livre, a depender do produto, o próprio marketplace oferece essa opção.

Pelas regras do mercado livre, todos que possuírem produtos elegíveis ao catálogo podem participar, porém apenas os que possuírem conta amarela, verde-claro ou verde-escuro poderão competir pelo primeiro lugar. Contas de cores vermelha ou laranja não podem disputar e permanecerão na seção “outras opções de compra”.

Há vantagens e desvantagens em entrar nesta lista, e isso depende de alguns fatores que serão explicados adiante, segue com a gente 👇

O que é?

O catálogo apresenta vantagens que brilham aos olhos de muitos sellers, principalmente os iniciantes, porém é necessário entender que há características específicas que devem ser levadas em conta antes de começar a competir.

Ao adicionar sua oferta a lista com todas as outras do mesmo produto, você começa a concorrer com todos os outros lojistas que desejam a mesma coisa: ganhar a primeira posição do catálogo. Com seu produto na primeira posição, você é o primeiro anúncio que aparece para qualquer cliente que desejá-lo, e suas vendas tendem a crescer muito com isso.

Veja abaixo onde localizar o catálogo no Mercado Livre!

Analisar o número de vendas de quem está em destaque pode ser impressionante, porém para estar em primeiro lugar, você deve estar a frente de todos os outros sellers em alguns quesitos, e o principal deles é o preço.

O menor preço cobrado pelo produto sempre será o ponto chave para quem está ganhando o catálogo, porém não é só isso. Há casos em que o menor preço está em segundo lugar, e em primeiro se encontra outro, um pouco mais caro. Isso se dá em situações de disparidade de avaliações, cor da conta, ou por um outro fator que influencia muito, a entrega. Como o próprio mercado livre oferece a entrega full, os sellers que aderem a essa entrega, além de oferecerem melhor logística para seus clientes, provam confiança, já que assim a plataforma tem certeza que a entrega será feita da melhor forma possível (por eles mesmos 😝).

Vale a pena?

Apesar de tudo isso, o catálogo pode não ser as mil maravilhas em determinadas situações. Se você é um vendedor novo e não muito experiente, pode ser que o catálogo não te ajude em nada, pois dependendo do seu preço de custo, muitas vezes a competição pelo menor preço entrará num embate com seu lucro.

Se não houver estoque suficiente, ao baixar muito seu preço para estar na frente, o retorno não será nada significativo. Por isso a competição no catálogo é mais aconselhável para vendedores maiores e mais experientes.

Escrito porManuela Mioni

Assessora de marketing da Hooklab e graduanda em economia na UFSC. Ocupada com esportes, exatas e assuntos sobre a mente.