Como funciona o buy-box da Netshoes?
04 Dez, 2020
Você já se perguntou como funciona o buy-box da Netshoes? Quais são os fatores que levam você a estar vendendo um produto que vários outros lojistas também estão vendendo? É relevante eu assumir o buy-box de um produto?
O que é buy-box?
O buy-box é a página da Netshoes que apresenta as opções de compra de um produto: diferentes números, cores, estilos, preços e opções de frete.
No caso da Netshoes, o cliente pode escolher um produto que satisfaça suas preferências: tamanho, cor, estilo. Porém ele não pode escolher uma coisa: o lojista que vai vender para ele.
Mas o que isso quer dizer? Para um único produto, o cliente só vai ter uma loja a sua disposição, produtos de cores e números diferentes podem ter lojistas diferentes vendendo este produto, porém para um número e cor específica, o cliente só poderá comprar deste lojista específico.
Para esse tênis, selecionei cores e tamanhos diferentes, para você ver como o buy-box varia.
Veja como para esse tamanho e cor, a Netshoes assume o buybox.
Para um modelo diferente, outro lojista assume o buy-box.
E para outro modelo do mesmo tênis, outro lojista assume.
Como você pode ver, para o mesmo tênis, mas modelos e numerações diferentes, um lojista vende a R$199,99, outro a R$219,90, e outro, por R$249,90.
Por que o buy-box é relevante?
O lojista pode ter catalogado diversos produtos e receber a confirmação da Netshoes que esses produtos estão disponíveis: eles já estão prontos para a venda no marketplace, mas não quer dizer que serão vendidos.
O buy-box na Netshoes é definido pelo menor preço ofertado pelos lojistas. Vou te dar um exemplo:
A loja A está vendendo um tênis por R$249,99, e a loja B está vendendo este mesmo tênis (tamanho e cor) por R$249,98.
Quem vai aparecer no buy-box? A loja B. O exemplo pode te parecer estranho, por 1 centavo de diferença eu vou deixar de vender meu produto? Sim. Se você pensar que a loja B tem um estoque de 15 unidades para esse produto, só depois que o estoque dela acabar que você vai passar a assumir o buy-box.
Resumindo: você deixou de vender 15 unidades desse produto, por que seu preço estava 1 centavo mais caro do que o seu concorrente.
Como eu posso me aproveitar do sistema de buy-box da Netshoes?
Conhecendo seus produtos, todo lojista já tem uma noção de quais marcas prefere trabalhar, quais são os produtos mais vendidos: são esses produtos que vendem com maior volume que provavelmente terão maiores estoques.
Monitorar o preço pelo qual você está vendendo e o preço dos seus concorrentes parece ser uma estratégia sensata: se a diferença de preço é baixa, eu posso baixar o preço, assumir o buy-box e garantir essas vendas.
E se todo mundo fizer isso?
Como entusiasta da teoria dos jogos, preparei uma tabela para você analisar um cenário onde todo mundo pode alterar seus preços para assumir o buy-box:
O que parece mais sensato num cenário altamente competitivo, como o mercado de calçados? Que seus concorrentes baixem seus preços!
Então, se você não explorar as oportunidades de preço para um produto, pode ter certeza que algum concorrente seu vai tentar!
Mas essa estratégia é saudável?
Essa pergunta é importantíssima: se eu entrar em uma guerra de preços com meus concorrentes, nós vamos sair perdendo, e quem vai sair ganhando é o consumidor.
Por isso são importantes mecanismos de controle: saber quais são seus custos, qual a margem mínima que eu posso vender meus produtos, quais produtos são mais competitivos e vendem mais. Todos essas informações são relevantes na hora de precificar!
Reduzir preços é saudável como estratégia de curto prazo, e só se há condições para isso!
Netshoes e buy-box
A Netshoes também vende no seu marketplace, e dá a si mesma uma vantagem entre seus concorrentes: todo produto que a Netshoes vende assume o buy-box. Além de trabalhar com preços baixos, a Netshoes também assume qualquer buy-box que ela quiser.
Provavelmente você já se deparou com algum produto que você vende e a Netshoes mostra na sua página inicial, sendo o preço dela maior ou menor que o seu.
A alternativa sensata é fugir desses produtos: vendê-los em seu próprio site ou em outro marketplace. A Netshoes identifica quais produtos tem maiores vendas, e então trabalha encima deles. Competir contra a dona do negócio não faz muito sentido, né?
Agora que você já sabe como funciona o sistema de buy-box da Netshoes, e o quão importante ele é, que tal monitorar alguns preços e alterar eles, e ver como isso influencia nas suas vendas? Entre em contato conosco!
