CMV: O que é, por que existe e como usar
07 Maio, 2024
Eai pessoal, tudo bem? Por acaso você sabe qual a importância da gestão de faturamento e gastos de uma empresa, para que se mantenha de portas abertas? Vem com a gente que hoje falaremos sobre CMV, o Custo de Mercadorias Vendidas.
Resumidamente o CMV é um cálculo que envolve tudo que é gasto em todo o processo até que a mercadoria esteja prestes a ser vendida. Isso inclui insumos, matéria-prima, produtos, embalagens, etc.
A partir disso podemos descobrir o custo de produção que todos os produtos, ou que cada um (CMV por unidade), refletem no lucro da firma.
CMV= Estoque inicial + Compras adicionais - Estoque final
Estoque Inicial = Quantidade de mercadorias que a empresa tem no início do período em que deseja calcular.
Compras adicionais = São os gastos extras com a produção que não se incluem no valor do estoque e adicionaram à contabilidade da empresa no período sugerido.
Estoque Final = Quantidade de mercadorias que a empresa tem ao final do período em que deseja calcular.
É um processo simples quando se tem todos os valores em mãos, com isso, a maior dificuldade reside em encontrar todo o valor gasto com o produto, pois é essencial que ele se aproxime do total “real”, incluindo o máximo de pequenas margens de custo variável, por exemplo gastos pontuais com embalagens, frete, insumos extras que não vieram em grande quantidade, etc, fatores que muitas vezes podem ser esquecidos na contabilização, justamente por serem aleatórios e esquecidos. É indicada uma ficha técnica gerencial bem elaborada e atualizada nos mínimos detalhes.
Esta é uma maneira de calcular o custo de produção e o lucro bruto de um negócio, ou seja, como os custos fixos (ex: impostos, despesas operacionais, aluguéis, comissões,etc.) não fazem parte do processo variável de produção, neste cálculo eles não entram.
Após encontrar o valor resultante do seu CMV, ele pode ser subtraído da receita total que você obteve com suas vendas e, ao fazer isso, o que sobrar será seu lucro bruto.
Caso queira saber o lucro líquido, resta apenas deduzir os custos fixos do valor final do lucro bruto calculado acima, simples assim.
Ou seja:
Receita total - CMV = Lucro bruto
Lucro bruto - Custos Fixos = Lucro líquido
Para ajudar com o entendimento e fixação deste cálculo, utilizaremos um exemplo. Imagine a seguinte situação:
- Você deseja saber quanto foi o CMV de seu negócio no período de Junho a Dezembro (7 meses).
- No início de Junho, seu estoque valia R$70.000,00 (estoque inicial).
- Ao longo do período, a soma de suas reposições de estoque foi igual a R$130.000,00.
- No final de Dezembro, seu estoque era equivalente a R$40.000,00.
O cálculo fica assim:
R$70.000,00 + R$130.000,00 - R$40.000,00= R$160.000,00.
Sendo assim, seu custo de mercadoria vendida é de R$160.000,00.
O que o resultado do CMV nos diz?
Quando o CMV de uma empresa se encontra alto, podemos concluir que algo está atrapalhando o processo de lucratividade, seja por preços muito altos, por gastos excessivos em reposição de estoque, ou qualquer fator que possa estar influenciando em mais gasto que receita.
Suponha que, neste mesmo caso, seu faturamento total dos 7 meses tivesse sido de R$600.000,00, então seu lucro bruto seria de R$440.000,00. O lucro líquido seria definido após a dedução de impostos e taxas fixas do lucro bruto (se suas taxas fixas totais fossem equivalentes a R$140.000,00, então seu lucro líquido seria de R$300.000,00).
Agora imagine que seu faturamento tivesse sido de R$200.000,00. Seu lucro bruto final seria de R$40.000,00. Será que isso cobriria os custos fixos e impediria que seu lucro fosse negativo? Bom, se seus custos fixos fossem de R$140.000,00 a resposta é não, e você terminaria o período com um prejuízo de R$100.000,00😫.
É neste cálculo que reside o motivo para um faturamento baixo a custos altos, e seja qual for a razão para isso, com certeza é algo a ser consertado, pois nenhuma firma se mantém por muito tempo com lucro negativo…
De qualquer forma, um CMV bom seria o menor possível, mas se mantém entre 35% e 50% na maioria das empresas que apresentam bons valores para essa métrica. Baixar o CMV exige um bom planejamento, para que os números não desçam em detrimento da degradação na qualidade do produto.
E sabe uma boa maneira de limitar custos excessivos e garantir um CMV abaixo de 50%? A precificação com base na concorrência. O papel da precificação é essencial para qualquer e-commerce, pois quando feita de forma eficiente, resulta em mais vendas e mais lucratividade, afinal, você terá o preço que precisa para manter a cobertura de gastos e a oferta competitiva.
Não perca seu tempo tentando fazer isso manualmente, a Hooklab te ajuda com isso, entre em contato conosco e agende seu teste grátis!
Esperamos ter ajudado no que procurava.
Sinta-se à vontade para nos contatar em caso de dúvidas ou comentários.
Abraço, até a próxima!🩵
